Faça uma avaliação 360 graus e se conheça melhor
- Fabiano Caxito
- 9 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de set. de 2022
Sócrates dizia: “Conhece-te a ti mesmo”. Na minha opinião, a melhor forma de se conhecer é pelo olhar dos outros. Portanto, se você busca se conhecer, eu sugiro que faça uma Avaliação 360º.

A Avaliação 360º é uma metodologia muito eficaz utilizada para receber feedbacks pontuais. Para entender melhor como ela funciona, vamos usar a ferramenta 5W1H (Clique aqui e acesse o texto em que explico a ferramenta).
Procure seguir as orientações dadas pelas questões a seguir para entender como fazer uma Avaliação 360º.
What?
Pedir aos colegas de trabalho que o avaliem.
Who?
Pessoas com quem você se relacionou em cargos anteriores (pelo menos dois gestores, dois colegas de trabalho e dois subordinados) e que se relaciona no cargo atual (seu atual gestor, um colega de trabalho e um subordinado).
Why?
Saber como as outras pessoas o enxergam e conhecer-se melhor para se tornar um gestor/colega mais capacitado para lidar com pessoas.
Where?
Você pode entregar o formulário pessoalmente, visitando as pessoas, ou por meio de um questionário eletrônico.
When?
Geralmente esse processo leva cerca de uma semana.
How?
Siga os passos abaixo:
Passo 1: Definir o formulário
Existem diversos formulários que podem ser utilizados.
Clique aqui para receber gratuitamente um documento de avaliação 360º
Passo 2: Contatar as pessoas
Entre em contato com antigos colegas e com os atuais. Tente selecionar tanto as empresas nas quais gostou de trabalhar quanto aquelas onde não se sentia motivado. Quanto mais formulários conseguir que sejam respondidos, maior a percepção que terá de suas características. Mas evite um número excessivo para não tornar esse passo muito demorado.
Explique para as pessoas que responderão ao formulário o que você está buscando. O ideal é que os formulários sejam anônimos, pois assim as pessoas serão mais sinceras.
Se possível, entregue pessoalmente o formulário em um envelope em branco sem identificação e agende para retirá-los daí a alguns dias. Peça à pessoa para responder e lacrar o envelope. Assim você manterá o anonimato delas. Outra opção é usar um site de formulários online, como o Google Docs.
Passo 3: Analisar as respostas
O processo de avaliação 360º pode ser bastante estressante, mas também muito revelador. Esteja preparado para conhecer um lado seu que não conhece, pois essa é exatamente a função dessa ferramenta. Em vez de simplesmente discordar dos dados, procure refletir sobre eles e analisá-los com um certo distanciamento e humildade.
Aproveite a oportunidade para fazer uma autoavaliação, o que lhe dará uma perspectiva mais precisa dos seus pontos fortes e fracos e o ajudará a implementar melhorias.

Em um determinado período de minha vida profissional assumi a gestão de uma equipe na qual eu havia sido vendedor.
No final do dia, os vendedores vinham até minha mesa para negociar e eu lhes respondia olhando para a tela do sistema, como forma de ganhar tempo. Como todos me conheciam, nunca tive problemas e era bem avaliado pela equipe.
Na sequência, assumi uma nova equipe e continuei atuando da mesma forma que fazia com a equipe anterior. Quando fui avaliado pela equipe, recebi críticas duras, porque os vendedores me achavam arrogante, já que, segundo eles, eu não olhava para eles quando negociavam comigo. Esse feedback fez com que eu reformulasse minha forma de atendê-los no final do dia para reconquistar a confiança deles.



Comentários