Seja curioso! Explore a 5W1H
- Fabiano Caxito
- 9 de set. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de set. de 2022
Você é uma pessoa curiosa, que costuma se interessar por assuntos diversos? Quando escuta alguém falando sobre um assunto que você não conhece, procura prestar atenção para aprender algo novo ou simplesmente ignora? Para entender um pouco mais sobre esse tema, vamos utilizar uma ferramenta chamada 5W1H. Ficou curioso? Isso é um bom começo!

A 5W1H é uma ferramenta de reflexão e planejamento que pode ser usada em qualquer situação, seja para planejar uma ação individual ou para resolver um problema corporativo. Por meio dela, é possível entender melhor a situação e traçar um plano de ação.
Mas por que essa ferramenta tem esse nome? Vamos sanar a sua curiosidade! Apesar do nome complicado, é fácil entendê-la, pois o termo é uma sigla que se baseia em cinco perguntas em inglês que começam com W e uma que começa com H:
Quer entender como funciona? Então você é realmente uma pessoa curiosa! Ainda bem que neste artigo estamos tratando sobre curiosidade. Vamos aplicar essa ferramenta muito simples para refletir sobre uma ação: SER CURIOSO. E já que você está morrendo de curiosidade, vamos começar respondendo às seis questões a seguir:
1) Who? (Quem é o responsável?)
Você.
2) What? (O que precisa fazer?)
Ser curioso.
3) Why? (Por que é necessário fazer?)
O conhecimento não é construído apenas por meio de cursos ou livros. A aceleração do desenvolvimento tecnológico nas últimas décadas faz com que precisemos aprender continuamente. Um profissional bem-informado se destaca e passa a ser reconhecido como referência na sua área de atuação, além de se tornar uma pessoa muito mais interessante, capaz de conversar sobre qualquer assunto.
4) Where? (Onde fazer?)
Jornais, sites, revistas, livros, palestras, eventos, televisão, rádio, vídeos, conversas...
5) When? (Quando fazer?)
Todos os dias. Sempre!
6) How? (Como fazer?)
Siga os seguintes passos:
Passo 1 – Busque informações
Leia e converse sobre assuntos diversos. Muitas das inovações surgem quando um conhecimento de uma área profissional é aplicado em outra área diferente. Além de assuntos relacionados à economia e aos negócios, procure conhecer sobre design, esportes, política, tecnologia, artes, literatura, história, filosofia e entretenimento. Mas vá além do superficial: procure ir fundo naquilo que desperta a sua curiosidade!

Passo 2 – Não se contente com apenas um ponto de vista
A mídia sempre reflete uma posição política, econômica ou filosófica de quem escreve e edita. Assim, se você só buscar informação em um site, terá apenas um ponto de vista. Busque se informar tanto nos canais e mídias com os quais você concorda, quanto naqueles que defendem outros pontos de vista. Assim, você foge do radicalismo de opiniões, que tanto atrapalha os relacionamentos pessoais e profissionais.
Passo 3 – Discuta suas opiniões
Faça parte de grupos de discussão, sejam físicos ou virtuais. Neles, você terá condições de defender suas ideias e ouvir opiniões contrárias, entendendo os argumentos. Procure apresentar sua opinião sem radicalismo e, mesmo discordando de opiniões divergentes, respeite o ponto de vista dos outros.
Passo 4 – Escreva e publique
Publique no LinkedIn, crie um blog, poste em blogs que aceitam textos. Ao escrever, você organiza seus pontos de vista e cria novas relações, além de fazer pesquisas para fundamentar o assunto.

Quanto mais você procura sanar a curiosidade sobre os mais diversos assuntos, mais perguntas surgem e mais você aprende. Uma pessoa curiosa é interessante e cheia de vida, tem brilho no olhar e atrai a atenção de todos. A curiosidade nos ajuda a compreender melhor o mundo que nos rodeia e a resolver os mais variados problemas.
Hoje, o profissional que se destaca é exatamente aquele que soluciona problemas na organização. Mas, para isso, é preciso ter amplo conhecimento sobre os mais diversos aspectos e áreas, o que só vai acontecer se você for uma pessoa curiosa. Utilizar a ferramenta 5W1H vai ajudá-lo a expandir o seu conhecimento sobre qualquer assunto, pois muitas vezes você terá de fazer pesquisas para responder às seis questões. Quanto mais pesquisas você fizer, mais curioso se torna!



Comentários